O que diferencia um líder inovador de um líder qualquer?
Segundo James C. Hunter, autor do livro O Monge e O Executivo, liderança é “a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio do caráter”. O líder não é simplesmente o detentor de poder, que designa funções e cobra resultados, mas sim uma pessoa inspiradora que engaja, ajuda a equipe e forma sucessores.
O perfil do líder inovador está em ir além dos limites, olhar para onde todos estão olhando e enxergar o que ninguém viu, às vezes até olhar para onde ninguém olha. É reconhecer as transformações que acompanham as novas gerações, a mudança das pessoas, das organizações e do mercado.
É preciso antes de tudo, saber liderar a si mesmo para poder liderar as outras pessoas. Por isso, é necessário cuidar e fortalecer as competências pessoais e a inteligência emocional para manter o foco e para que as interferências não o desviem do objetivo.
As 6 chaves para um líder inovador:
1 - Tenha atitude.
O medo paralisa as pessoas. Mas para avançar no tabuleiro com sua equipe, a líder precisa de atitude. Então, se está como medo, vá com medo mesmo. O importante é não paralisar.
2 - Saia da zona de conforto.
O ser humano foi “programado” para permanecer na zona de conforto. Nosso modelo mental está configurado para repetir padrões e seguir as rotinas. O líder inovador precisa se incomodar com a zona de conforto. Afinal, a normalidade nunca mudou nada!
3 - Pense diferente da maioria. O óbvio todo mundo faz.
Inovar é pegar o que está sendo feito e fazer de maneira diferente. É utilizar a criatividade para buscar caminhos alternativos e com resultados melhores. O líder inovador precisa ter este mindset. Assim ele inspira a sua equipe e se mostra como agente de transformação que moldará a cultura da inovação no seu time.
4 - Entenda que falhar faz parte. O importante é o aprendizado.
As falhas fazem parte do processo. O líder inovador precisa valorizar a cultura da falha x aprendizado junto à sua equipe. Assim, estará abrindo espaço para que as pessoas tentem, opinem e se manifestem.
5 - Coloque o cliente no centro de tudo. Não faça PARA ele, faça COM ele.
Já se foi o tempo em que fazíamos as coisas para o cliente. Hoje isso não faz muito sentido. O cliente só percebe valor quando de fato resolvemos algum problema dele. Se isso é verdade, o líder inovador precisa estimular a sua equipe a estar COM o cliente, afinal de contas, ele entende mais que ninguém do problema.
6 - Tire a bunda da cadeira. O problema que você precisa resolver está lá fora!
Não é no escritório com ar condicionado que o líder e sua equipe vão conhecer o problema que precisam resolver. Precisam ir para a rua conhecer o cliente, a sua jornada e as suas dores. Assim, e somente assim, conseguirão validar as hipóteses e sair do “eu acho” ou “nós achamos”.
Preparar as lideranças para os desafios relacionados às exigências de um mercado cada vez mais competitivo e complexo deve fazer parte da agenda estratégica das organizações.
Afinal, ser transformador é ter a capacidade de criar uma cultura e contagiar as pessoas. Esse também é o papel da liderança nas organizações.
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